My Image

O que é o Sindicato dos Feirantes de Guarulhos?

O Sindicato dos Feirantes de Guarulhos Ã© uma entidade sindical de primeiro grau de fins não econômicos, constituída para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal da categoria econômica do comércio varejista dos feirantes do município de Guarulhos na forma da legislação em vigor.  

​​​​​​​

A cidade possui 130 feiras livres semanais que abastecem o mercado de hortifrútis, pescados, carnes e outros produtos. Este equipamento de abastecimento cobre todos os bairros de terça a domingo, comercializa centenas de toneladas de alimentos e produtos de utilidade doméstica, e emprega direta e indiretamente cerca de 6 mil pessoas.

História do Sindfeira

O Sindicato dos Feirantes do Município de Guarulhos foi fundado em 4 de junho de 1990 com presença de 121 sócios fundadores. Foi eleita uma Diretoria Provisória com mandato de um ano (1990/91) para estruturar a entidade constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica do Comércio dos Feirantes Varejistas com base territorial no município de Guarulhos. 

Sua base de representação soma atualmente aproximadamente 1.000 pessoas jurídicas e físicas. Apenas 600 têm a matrícula de feirantes. Os demais são chamados comboieiros ou varejistas. Mas um decreto de novembro de 2016 (Decreto nº 33.800) unificou a categoria. Estão em processo os Editais de Chamamento para regularização da situação. Seu quadro associativo atual é composto de 117 pessoas jurídicas (feirantes) e 135 pessoas sem vínculos diretos com a feira, mas que foram indicadas por feirantes para fins de usufruto dos serviços prestados pelo Sindicato. O que vem somar 252 associados.

Primeira Diretoria Estatutária

Em julho de 1991, foi eleita a primeira diretoria estatutária com a Chapa “Feirantes Unidos†e um Programa com cinco pontos: 1 – Modernização da feira. 2 – Lutar por investimentos do Poder Público no sistema de abastecimento, privilegiando a feira livre. 3 – Consolidar o Sindicato como um instrumento de defesa dos interesses da classe. 4 – Manter comunicação permanente com a categoria por meio de veículo de comunicação próprio. 5 – Promover por todos os meios a maior integração possível entre feirantes e consumidores. Neste período, o Sindicato participou ativamente da reformulação do Código de Postura do Município com propostas que atendiam aos interesses dos feirantes.

Diretoria Efetiva: Valdir Kuniyoshi, presidente; José Roberto de Barros, João Paulo Rodrigues Pinheiro, Cláudio Cândido Queiroz, Osória Antônia dos Santos, José dos Reis Lavrador, Sinei Nahaza.

Suplentes: Jaime Kanashiro, Tokusey Oshiro, Paulo Nagamine, Valdir Jose Maximiliano, Moacir Nonato; Sebastião Dias da Silva, Carlindo José Nunes.

Conselho Fiscal: Rosalvo Xavier Cruz, Carlos Mayeda, Oscar Higa.

Suplentes: Florisvado Emídio Chagas, Tatsumi Arakaki, Manoel Pietra Justiça.

Conselho Consultivo:  João Ferreira da Silva, João Fernandes Ribeiro, Mario de Andrade Silva, Rubens Miranda, Erotildes de Andrade, Paulino de Souza Belo, Maurício Monteiro, José Pereira dos Reis, Valter de Almeida Lima, Severino Manoel da Silva, Jerson de Souza Jardim.

Delegados à Federação Efetivos: Valdir Kuniyoshi, José Roberto de Barros.

Suplentes: Tokusei Oshiro, Valdir José Maximiniano. 

Diretoria Atual do​​​​​​​​​​​​​​ SINDFEIRA

  ​​​​​​​Valdir é reeleito para mais um mando, e em agosto de 1997 entrega o comando da direção do Sindicato para Hélio Massaaki Teruia, numa composição de chapa única em que houve apenas alguns remanejamentos de posição do grupo dirigente. E assim continuou até 2014, quando com uma grande mobilização estimulada pelo próprio presidente promoveu-se uma grande renovação na direção. Houve uma mudança estatutária que incluiu o Conselho de Representantes por ramo no processo decisória das políticas sindicais para fortalecer a representatividade. Retornou ao comando da entidade Valdir Kuniyoshi com mandato para triênio 2015/2018. Na sucessão do Valdir houve um processo muito rico na disputa pela direção com duas chapas se confrontando. Hélio Teruia retornou ao comando com a vitória da chapa "União & Participação", cujo mandato vai até 2021.

Composição da nova Diretoria

DIRETORIA EXECUTIVA: Hélio Teruia – presidente; Paulo Barreto, secretário; Diogo Kanashiro – tesoureiro.  SUPLENTES: Edson Uehara – 1º Suplente; Carlos Mayeda – 2º Suplente; Paulo Takashi – 3º Suplente.

MESA DIRETORA DO CONSELHO DE REPRESENTANTES: Liu Kuo Chiang – Presidente; Márcio Elias da Silva – Secretário; Marlene Prudenciano – 1º Suplente. Felipe Miyasato, 2º Suplente

REPRESENTANTES SINDICAIS – Adeilton Alves dos Santos – Celso Ricardo Bigão – Edcarlos Susuki – João Batista dos Santos – Josenilson Meira – Maria da Solidade Rosa de Souza – Maria Valdirene – Marcos Sena – NeusaTanaka – Quitéria Maria Luiz da Silva – Pascoal Yshiyama – Glauton Fernandes.

CONSELHO FISCAL

Valdir Kuniyoshi – Rosângela Rodrigues Marques –  Pedro Isamu Higa –  Carlos Eduardo Machado –  Jordão Fiorani –  Antônio Matias da Silva Jr.

My Image